segunda, 23 de abril de 2018 - 22:17h - 6151
Polícia Civil do Estado do Amapá tem novo Delegado Geral
Novo delegado geral se comprometeu em aprimorar o setor de investigações e garantiu que vai trabalhar para captar mais recursos para a Polícia Civil.
Por: Por: Henrique Borges
Foto: Foto: Marcio Pinheiro / Secom
Delegado Uberlândio Gomes tomou posse nesta segunda-feira, no lugar da delegada Maria de Lourdes Souza

Na tarde desta segunda-feira, 23, no Palácio do Setentrião, tomou posse o novo delegado-geral de Polícia Civil do Amapá, Antônio Uberlândio de Azevedo Gomes, que assume a pasta, com o comprometimento em aprimorar o setor de investigações e de captação de recursos.

O delegado assume a vaga da delegada Maria de Lourdes Souza, com um histórico de mais de 10 anos atuando em diversas delegacias. O novo delegado-geral afirma que o sistema dentro das delegacias vai ser organizado de acordo com as hierarquias previstas para cada cargo.

“Faremos uma grande e única equipe, onde cada um vai cumprir seu papel. Delegado vai cumprir seu devido papel, escrivão e agente, também, pautados pela hierarquia funcional, da qual não vamos abrir mão”, ressalta Gomes.

O governador do Amapá, Waldez Góes, durante a solenidade de posse, afirmou a importância do compromisso com a segurança pública. “Vivemos um momento difícil em todo o país, com o combate à criminalidade, principalmente relacionada ao tráfico de drogas e armas”, relatou Góes.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo estadual, há um novo projeto em andamento, com o objetivo de integrar o sistema de segurança e garantir mais captação de recursos. “Já enviamos um projeto para a Assembleia Legislativa, que cria o Fundo Estadual de Segurança Pública do Estado do Amapá, um instrumento fundamental que ficará sobre a coordenação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública [Sejusp]. Assim, podemos começar a pensar num sistema de segurança muito mais integrado e focado”, reforça o governador.

Perfil do gestor

Antônio Uberlândio de Azevedo Gomes é formado em direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior, ILES Santarém. Tem especialização em carreiras jurídicas, direito penal e ciências criminais. Já atuou como delegado de polícia plantonista do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Pacoval, em Macapá; da 1ª DP de Santana e da Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais (Deiai). Também já assumiu o cargo de delegado titular da Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (DTE).

Já foi professor de direito penal e processual penal nas faculdades FAMA, CEAP, Faculdade Integrada do Tapajós, Universidade Luterana do Brasil, Centro Amazônico de Estudos Jurídicos e da Universidade Federal do Pará (UFPA).