quinta, 15 de novembro de 2018 - 12:01h - 5413
Polícia Civil apresenta balanço final da operação “ANJOS DA LEI”
Polícia Civil do Amapá é destaque nacional ao efetuar 142 prisões durante a operação.
Por: Hilda Carolina Gualberto
A Polícia Civil do Amapá finalizou a Operação “Anjos da Lei” nesta quarta-feira, 14, totalizando 142 prisões, entre prisões com  trânsito em julgado, prisões preventivas, prisões temporárias e prisões em flagrantes. Além disso, materiais como dinheiro, armas e drogas foram apreendidos.
A operação, coordenada pelo Ministério da Segurança Pública, foi a maior já deflagrada na história das forças de segurança do Estado do Amapá e a Polícia Civil e, na avaliação das autoridades, apresentou uma resposta muito positiva à sociedade no enfrentamento do crime. “Considerando as prisões efetuadas em todo o Brasil, podemos falar com veemência que, proporcionalmente, a operação de maior envergadura foi deflagrada pela polícia civil do Amapá”, disse o Delegado geral, Uberlandio Gomes.
O foco da operação nacional foi o combate ao tráfico de drogas, porém, a policia civil do Amapá foi além: houve prisões por homicídio, latrocínio, roubo, estelionato, furto, estupro, entre outros crimes.
O delegado geral ressaltou que as prisões foram precedidas de um trabalho de investigação, de inteligência e do comprometimento de mais de 400 policiais civis.
Dentre as prisões efetuadas, alguns casos chamaram atenção dos coordenadores da operação: "Foram retirados da sociedade alguns homicidas membros de facções criminosas, tendo um deles confessado friamente o cometimento de 11 homicídios (3, quando ainda era adolescente e 8, já maior de idade)”, disse o delegado Uberlandio.
Foi preso também, o autor da morte do policial civil aposentado Juca Lopes, ocorrida em maio de 2017. O homem preso responde pelo crime de latrocínio e estava com mandado prisão em aberto.
O Delegado Fábio Araújo, Diretor do Departamento de Polícia Especializada, afirmou que “a cada operação, a polícia civil está conseguindo alcançar metas maiores que as anteriores, demonstrando uma atuação eficaz ao retirar os criminosos do meio da sociedade”.
O nome “Anjos da Lei” é uma alusão à atividade do policial civil, que através do cumprimento da lei protege a sociedade.