domingo, 22 de abril de 2018 - 18:16h
Policiais Civis participam de Treinamento para Multiplicador do SINESP PPE
SINESP PPE
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Servidores da Polícia Civil do Amapá passaram na última semana por capacitação, em Brasília-DF, com o objetivo de propiciar aos profissionais das Policias Civis que utilizam a ferramenta Sinesp PPE aprofundarem seus conhecimentos, no uso do sistema ampliando suas habilidades no que se referem as funcionalidades e aplicabilidades voltadas à coleta de dados para o preenchimento adequado dos Boletins de Ocorrência e procedimentos elaborados pela polícia judiciária do país, proporcionando padronização na coleta, análise, sistematização e interpretação desses dados, informações e fornecimento para elaboração de relatórios, à análise criminal, dentre outros aspectos pertinentes à estudos, estatísticas e indicadores de segurança pública. Além disso, os Servidores estarão aptos a atuar como multiplicador do Sistema no Estado.

O treinamento teve policiais civis de todos os Estados participantes do PPE, onde a enfase do treinamento foi para o preenchimento do formulário nos boletins de ocorrência e procedimentos policiais (TCO/BOC, IP/APF, AIAI/AAFAI) a fim de que possa solucionar as demandas que dificultam o uso correto da ferramenta, bem como, possíveis atitudes que acarretam em prejuízos na expansão e implantação do sistema.

A Polícia Civil do Amapá estava representada com a equipe da Unidade de Informática e a Corregedoria. A instrutora a frente da capacitação foi a OPC Railana Amorás, que integra a equipe de desenvolvimento do PPE no Ministério da Justiça.

SINESP PPE

Em 2013, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e Sobre Drogas (Sinesp) iniciou o desenvolvimento da ferramenta SINESP PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos) para criar uma solução que registrasse e acompanhasse as Ocorrências Policiais, registro e acompanhamento de livros, objetos apreendidos além do gerenciamento cartorário e compor o sistema como as outras soluções o Business Intelligence (BI) - MicroStrategy, o CAD (Central de Atendimento e Despacho).
Para a criação, o desenvolvimento e a manutenção deste sistema, o Ministério da Justiça e Segurança Pública firmou parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Esta parceria permite a interlocução de dados de outros órgãos, inclusive àqueles das próprias Secretarias Estaduais, além do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), do Departamento de Polícia Federal (DPF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A ferramenta Sinesp PPe será utilizada como de apoio ao processo de Atendimento da Polícia Judiciária, além de dar celeridade à execução dos procedimentos policiais além de controlar o andamento dos procedimentos policiais. Por fim, estará subsidiando através dos dados coletados outros módulos para confecção de informações estatísticas dos crimes registrados acessada pela polícia judiciária e secretarias estaduais da área de segurança pública. Dada a sua complexidade, se torna essencial que os profissionais representantes dos Estados, que realizaram gestão na implementação e suporte sejam capacitados quanto às funcionalidades e aplicabilidades desta ferramenta.
Diante disto, a capacitação qualificará a atuação destes profissionais e contribuirá para a aplicabilidade da coleta de dados que posteriormente serão extraídos do Sinesp(pesquisa; publicidade; monitoramento e avaliação; criação de diagnósticos), bem como propiciará a definição e o monitoramento de políticas de segurança pública, em atendimento às principais Diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública: redução de homicídios, violência contra a mulher, segurança nas fronteiras.

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  • OPC Railana, Del Rosana, APC Michelle, APC Harley, OPC Francimarco
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