Início Delegacia Geral ASCOM

Mineração clandestina é alvo de operações na fronteira entre Amapá e Guiana Francesa

E-mail Imprimir PDF

20151219 6No mês de dezembro, a Polícia Civil do Amapá atuou em duas operações de combate à exploração ilegal de ouro na região de fronteira do Oiapoque. As ações, realizadas em conjunto por instituições brasileiras e francesas, têm recebido destaque na imprensa internacional e elogio de autoridades.

Em entrevista ao jornal France Guyane, o Prefeito da Guiana Francesa, Eric Spitz, declarou que as operações conjuntas na fronteira entre Amapá e Guiana Francesa apresentaram “resultados espetaculares”.

20151219 5O coordenador do Ciosp Oiapoque, delegado Fábio Araújo, explica a importância da cooperação internacional para o combate à exploração ilegal e tráfico de minério: “Os garimpos ficam na Guiana Francesa, mas a maioria dos garimpeiros é brasileira, além disso, Oiapoque é a rota por onde esse contrabando passa”.

Ao total, nas operações realizadas este mês, foram apreendidos 1,06kg de ouro e 8 pessoas foram presas pela prática de contrabando.

Para o delegado, a presença ostensiva das forças policiais na região ajuda a prevenir a prática de delitos. “Só o poder de presença do Estado, já inibe muito”, explica Araújo.

As ações conjuntas são possíveis graças a um acordo firmado entre Brasil e França no ano de 2009, o qual deu origem ao Centro de Cooperação Policial Brasil e França, fundado em 2014, com sede na Guiana Francesa. As instituições envolvidas na cooperação realizam reuniões periódicas para avaliar resultados e planejar novas ações.

Operações

20151219 3A primeira operação do mês foi realizada no dia 4, na cachoeira Grand Rochele, Rio Oiapoque. Pelo Brasil, a ação teve a participação do Exército, da Receita Federal e da Polícia Civil do Amapá; pela França, estavam presentes a polícia de fronteira, a aduana e a guarda francesa.

A equipe da Polícia Civil foi composta de policiais lotados no Ciosp Oiapoque, liderados pelo delegado Charles Correa.

Na ação, foram apreendidos 60 gramas de ouro em pó e 3 pessoas foram presas pelo crime de contrabando. Como as prisões e apreensão ocorreram do lado brasileiro da fronteira, os procedimentos ficaram a cargo da Polícia Federal do Brasil.

A segunda operação ocorreu no dia 15 de dezembro. Desta vez, policiais civis do Amapá, liderados pela delegada Waldelice Carneiro, atuaram junto à polícia de fronteira francesa. A equipe navegou pelo Rio Oiapoque em sentido ao oceano realizando abordagens a embarcações suspeitas.

20151219 720151219 4Como resultado, a ação contabilizou a apreensão de 1kg de ouro, uma embarcação e um motor de barco, além da prisão de 5 pessoas. Os procedimentos de autuação foram realizados pelas autoridades francesas, já que as prisões ocorreram daquele lado da fronteira.

 Fotos: Arquivo Ciosp Oiapoque20151219 220151219 1

 

Notícias em destaques

A Delegada Geral de Polícia Civil Maria de Lourdes Sousa, e em nome dos servidores da Polícia Civil do Estado do Amapá, vem a público manifestar o mais profundo pesar pela morte do sargento da Policia Militar Hudson Conrado da Silva, presta condolências aos familiares e amigos enlutados pela irreparável perda ocorrida.

Maria de Lourdes Sousa
Delegada Geral de Polícia Civi

Enquete

Qual o curso que você, policial, entende ser nescessário para aprimoramento profissional?