Início Delegacia Geral ASCOM

Detento do Iapen usa telefone e faz mais de 3 mil vítimas no Amapá

E-mail Imprimir PDF

20141218 1Odacyl Reis Lima, 44, é o homem identificado pela polícia e responsável em aplicar crime de estelionato em aproximadamente 3.700 pessoas. Entre as vítimas existem delegados de polícia, advogados, gerentes de bancos, funcionários públicos, empresários entre outros.

Agentes do Núcleo de Operações e Inteligência da Polícia Civil do Amapá (NOI), coordenados pelo delegado Leandro Totino investigaram o caso durante oito meses e descobriram a trama do homem mais conhecido como “Lima”, que está desde 2007 preso no Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen) cumprindo pena pelo mesmo crime, ou seja, estelionato.

20141218 2De acordo com o delegado a partir da denúncia a investigação foi iniciada com pedido de quebra de dados telefônico à justiça e o quebra-cabeça começou ser desmontado apontando pessoas envolvidas.

Segundo ele no primeiro momento os suspeitos pareciam ser partícipes do crime, mas no decorrer da apuração a polícia ficou convencida que eles eram vítimas de Odacyl.

Os golpes consistiam em oferecer empregos em órgãos públicos por meio de contratos administrativos, emissão de Carteira Nacional de Habilitação, aluguel de carros, empréstimos em bancos. Ele se apresentava as pessoas como sendo figura importante no estado ligado a políticos, por isso tinha influência para conseguir empregos.

Um funcionário de uma agência bancária de Macapá abriu mais de 100 contas correntes em nomes de pessoas indicadas pelo presidiário que fazia contatos exclusivamente via telefone celular, embora estivesse dentro da penitenciária. Quando a gerência do banco descobriu que tudo era uma farsa o funcionário foi demitido.

Uma senhora alugou um carro de luxo para fazer o recebimento de dinheiro entre os municípios de Macapá e Santana, haja vista que Odacyl Lima garantia o emprego ou outro benefício mas a pessoa tinha de pagar no mínimo R$ 250 reais. Esta mulher herdou um prejuízo de R$ 20 mil e ainda está com o nome no Serviço de Proteção ao Crédito.

Entre as vítimas existe uma senhora para quem Odacyl Lima efetuou mais de mil ligações para ela e que ambos tinham um relacionamento amoroso virtual. A polícia ficou sabendo que ela era responsável por receber o dinheiro dos possíveis beneficiados cujo ponto de encontro era em uma Lan House.

Por enquanto a polícia descobriu um rombo de aproximadamente R$ 1 milhão e mais de 3 mil pessoas enganadas pelas trapaças de uma pessoa interna da penitenciária.

 

Notícias em destaques

A DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA CIVIL DO AMAPÁ, considerando a necessidade de normatizar a padronização e expedição do novo modelo da Carteira de Identificação Funcional dos servidores das carreiras da Polícia Civil do Amapá com inclusão de novos itens de segurança, convoca os servidores a comparecer, de acordo com o periodo correspondente, na Delegacia Geral para proceder a troca ou retirada da nova identificação policial civil.

Os procedimentos referentes à emissão, substituição, distribuição, controle e recolhimento da Carteira de Identificação Funcional dos servidores das carreiras da Polícia Civil do Amapá ficarão a cargo do Gabinete da Delegacia Geral de Polícia Civil auxiliado pela Atividade de Recursos Humanos (ATRH) e Unidade de Informática (UINF).

O servidor deverá adquirir o novo modelo da Carteira de Identificação Funcional através de requerimento subscrito ao Gabinete da Delegacia Geral de Polícia Civil, a fim de padronizar o documento de identificação.

O requerimento a ser preenchido para aquisição do novo modelo da Carteira de Identificação Funcional estará à disposição do servidor no site da Polícia Civil, e quando de sua apresentação ao Gabinete da Delegacia Geral de Polícia Civil deverá anexar, obrigatoriamente, cópia do Registro Geral (RG) e, 01 (uma) foto 3x4 com fundo branco, estando o Policial com vestimenta formal, sendo terno e gravata para o sexo masculino e blazer para o sexo feminino.

O requerimento tramitará pelos setoriais de Atividade de Recursos Humanos (ATRH) para atualização dos dados funcionais do servidor e, posteriormente, pela Unidade de Informática (UINF), a qual será responsável pela entrega, e fará a impressão da carteira na presença do servidor, entregando-a mediante coleta biométrica do mesmo.

REQUERIMENTO PARA NOVA CARTEIRA DE POLÍCIA CIVIL

PORTARIA DE EXPEDIÇÃO - CARTEIRA POLICIAL

 

CRONOGRAMA:

Horário de recebimento: 8:00 às 12:00
Local: Gabinete da Delegacia Geral
Data: confome a Letra do Nome

  • A a E (13/11 à 17/11)
  • F a J (20/11 à 24/11)
  • K a O (27/11 à 01/12)
  • P a T (04/12 à 08/12)
  • U a Z (11/12 à 15/12)

* Será obedecido a ordem conforme a data acima. Em caso de perda do prazo, será recebido após 15/12/2017.

PROCEDIMENTOS:
1 - ver portaria de Expedição;
2 - Preencher o Requerimento;
3 - cópia do Registro Geral (RG);
4 - Foto 3x4 com fundo branco ( em mídia digital), conforme Portaria;
5 - Entregar requerimento preenchido e assinado no Gabinete da DGPC;
6 - Entregar foto digital na Unidade de Informática;
7 - Retirada da Carteira, somente para o solicitante, presencial.

O prazo de entrega da carteira será cinco dias úteis depois da entrega do requerimento e foto digital.

Em caso de dúvida entrar em contato com a Unidade de Informática/DGPC.

Enquete

Qual o curso que você, policial, entende ser nescessário para aprimoramento profissional?