Homem se passava por agente da polícia civil em redes sociais

20141002 3A Polícia Civil identificou Otávio Jordão da Silva Cardoso, 24, acusado de se passar por policial civil inclusive usando uniforme semelhante da instituição, fazia fotos em frente às delegacias, usava armas de brinquedos e alegava trabalhar no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) Pacoval.

De acordo com a polícia, Otávio usava nomes como, por exemplo, Otávio Nascimento Costa entre outros e costumava usar as redes sociais para interagir com pessoas mostrando fotografias como se tivesse no local de trabalho.

20141002 2Ano passado ele foi indiciado por estupro de vulnerável na operação “Sodomia” deflagrada polo Núcleo de Operações e Inteligência (NOI), quando foi detectado o envolvimento dele com adolescentes.

Em depoimento o acusado disse que costumava ir à praça beira-rio onde conhecia os jovens para futuras relações sexuais sendo que os garotos recebiam entre R$ 60 e 100 reais pelo programa. Cerca de seis adolescentes tiveram envolvimento com Otávio Jordão.

De acordo com o delegado Leandro Totino do NOI a polícia recebeu denúncias que um suposto policial estaria uniformizado e exibindo fotos nas redes sociais inclusive arma. A investigação detectou que se tratava da mesma pessoa anteriormente  indiciada por estupro, ou seja, Otávio Jordão.

Ele foi reconhecido por uma vítima que em 2012 tinha 13 anos de idade quando teve intimidade com o acusado após conhecê-lo na orla da cidade. A arma que ele usava era de brinquedo.

A DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA CIVIL DO AMAPÁ, considerando a necessidade de normatizar a padronização e expedição do novo modelo da Carteira de Identificação Funcional dos servidores das carreiras da Polícia Civil do Amapá com inclusão de novos itens de segurança, convoca os servidores a comparecer, de acordo com o periodo correspondente, na Delegacia Geral para proceder a troca ou retirada da nova identificação policial civil.

Os procedimentos referentes à emissão, substituição, distribuição, controle e recolhimento da Carteira de Identificação Funcional dos servidores das carreiras da Polícia Civil do Amapá ficarão a cargo do Gabinete da Delegacia Geral de Polícia Civil auxiliado pela Atividade de Recursos Humanos (ATRH) e Unidade de Informática (UINF).

O servidor deverá adquirir o novo modelo da Carteira de Identificação Funcional através de requerimento subscrito ao Gabinete da Delegacia Geral de Polícia Civil, a fim de padronizar o documento de identificação.

O requerimento a ser preenchido para aquisição do novo modelo da Carteira de Identificação Funcional estará à disposição do servidor no site da Polícia Civil, e quando de sua apresentação ao Gabinete da Delegacia Geral de Polícia Civil deverá anexar, obrigatoriamente, cópia do Registro Geral (RG) e, 01 (uma) foto 3x4 com fundo branco, estando o Policial com vestimenta formal, sendo terno e gravata para o sexo masculino e blazer para o sexo feminino.

O requerimento tramitará pelos setoriais de Atividade de Recursos Humanos (ATRH) para atualização dos dados funcionais do servidor e, posteriormente, pela Unidade de Informática (UINF), a qual será responsável pela entrega, e fará a impressão da carteira na presença do servidor, entregando-a mediante coleta biométrica do mesmo.

REQUERIMENTO PARA NOVA CARTEIRA DE POLÍCIA CIVIL

PORTARIA DE EXPEDIÇÃO - CARTEIRA POLICIAL

CRONOGRAMA:

Horário de recebimento: 8:00 às 12:00
Local: Gabinete da Delegacia Geral
Data: confome a Letra do Nome

• A a E (13/11 à 17/11)
  • F a J (20/11 à 24/11)
  • K a O (27/11 à 01/12)
  • P a T (04/12 à 08/12)
  • U a Z (11/12 à 15/12)

* Será obedecido a ordem conforme a data acima. Em caso de perda do prazo, será recebido após 15/12/2017.

PROCEDIMENTOS:
1 - ver portaria de Expedição;
2 - Preencher o Requerimento;
3 - cópia do Registro Geral (RG);
4 - Foto 3x4 com fundo branco ( em mídia digital), conforme Portaria;
5 - Entregar requerimento preenchido e assinado no Gabinete da DGPC;
6 - Entregar foto digital na Unidade de Informática;
7 - Retirada da Carteira, somente para o solicitante, presencial.

O prazo de entrega da carteira será cinco dias úteis depois da entrega do requerimento e foto digital.

Em caso de dúvida entrar em contato com a Unidade de Informática/DGPC.