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Cães da Polícia Civil treinados para ações especiais

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O Centro de Treinamento Canino da Polícia Civil do Amapá (CTC) possui 12 cães especializados em faro de substâncias entorpecentes, material explosivo e eletrônicos, busca pessoal e contenção entre outras habilidades.

De acordo com o coordenador do CTC Sandro Silveira em cerca de 7 anos aproximadamente 200 quilos de drogas foram detectadas pelas cadelas pertencentes ao Canil, gerando prejuízo incalculável aos patrões do tráfico amapaense e principalmente retirando o produto das mãos de usuários.

“A eficácia do trabalho que os agentes desenvolvem com os cães tem produzido efeitos altamente positivos para a instituição, e principalmente para a sociedade no que diz respeito à detecção de drogas escondidas em locais, onde o homem jamais poderia descobrir, como é o caso dos 100 quilos  apreendidos neste fim de semana na Foz do rio Mazagão Velho, onde havia recipiente escondido em área alagada, mesmo assim a cadela Flexa farejou e encontrou o produto, ou seja, a Polícia Civil está preparada com agentes e cães policiais para atuar em qualquer situação”, destaca Sandro.

Nesta terça-feira, 2, servidores do CTC fizeram simulação de apenas três situações com uso de animais onde foram encontradas drogas em local subterrâneo, escondidas em veículo e ação de revista a pessoa suspeita com reação e sem reação do acusado.

No caso da substância enterrada o coordenador ressalta que muitos itens técnicos são levados em consideração para treinar o cão, ou seja, o animal aprende a diferenciar o cheiro entre droga e combustível, pneus e demais odores.

Ultimamente traficantes estão mudando a forma de guardar a droga embalando com fita isolante material emborrachado e escondendo em baixo da terra, mesmo assim os pacotes são detectados.

Em breve os cães policiais estarão sendo treinados para trabalhar em operações com mata fechada a encontrar pessoas perdidas ou mesmo foragidos da justiça.

A pastora belga malinois “Mali” participou do I Encontro Nacional de Unidades K9 realizado recentemente na cidade de Teresópolis no Estado do Rio de Janeiro, evento que reuniu unidades caninas de todas as forças de segurança pública do país, onde os cães policiais foram submetidos a provas de faro de substancia entorpecentes, explosivos, abordagem e imobilização, ocasião em que Mali alcançou a 3ª colocação na modalidade.

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Notícias em destaques

A DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA CIVIL DO AMAPÁ, considerando a necessidade de normatizar a padronização e expedição do novo modelo da Carteira de Identificação Funcional dos servidores das carreiras da Polícia Civil do Amapá com inclusão de novos itens de segurança, convoca os servidores a comparecer, de acordo com o periodo correspondente, na Delegacia Geral para proceder a troca ou retirada da nova identificação policial civil.

Os procedimentos referentes à emissão, substituição, distribuição, controle e recolhimento da Carteira de Identificação Funcional dos servidores das carreiras da Polícia Civil do Amapá ficarão a cargo do Gabinete da Delegacia Geral de Polícia Civil auxiliado pela Atividade de Recursos Humanos (ATRH) e Unidade de Informática (UINF).

O servidor deverá adquirir o novo modelo da Carteira de Identificação Funcional através de requerimento subscrito ao Gabinete da Delegacia Geral de Polícia Civil, a fim de padronizar o documento de identificação.

O requerimento a ser preenchido para aquisição do novo modelo da Carteira de Identificação Funcional estará à disposição do servidor no site da Polícia Civil, e quando de sua apresentação ao Gabinete da Delegacia Geral de Polícia Civil deverá anexar, obrigatoriamente, cópia do Registro Geral (RG) e, 01 (uma) foto 3x4 com fundo branco, estando o Policial com vestimenta formal, sendo terno e gravata para o sexo masculino e blazer para o sexo feminino.

O requerimento tramitará pelos setoriais de Atividade de Recursos Humanos (ATRH) para atualização dos dados funcionais do servidor e, posteriormente, pela Unidade de Informática (UINF), a qual será responsável pela entrega, e fará a impressão da carteira na presença do servidor, entregando-a mediante coleta biométrica do mesmo.

REQUERIMENTO PARA NOVA CARTEIRA DE POLÍCIA CIVIL

PORTARIA DE EXPEDIÇÃO - CARTEIRA POLICIAL

 

CRONOGRAMA:

Horário de recebimento: 8:00 às 12:00
Local: Gabinete da Delegacia Geral
Data: confome a Letra do Nome

  • A a E (13/11 à 17/11)
  • F a J (20/11 à 24/11)
  • K a O (27/11 à 01/12)
  • P a T (04/12 à 08/12)
  • U a Z (11/12 à 15/12)

* Será obedecido a ordem conforme a data acima. Em caso de perda do prazo, será recebido após 15/12/2017.

PROCEDIMENTOS:
1 - ver portaria de Expedição;
2 - Preencher o Requerimento;
3 - cópia do Registro Geral (RG);
4 - Foto 3x4 com fundo branco ( em mídia digital), conforme Portaria;
5 - Entregar requerimento preenchido e assinado no Gabinete da DGPC;
6 - Entregar foto digital na Unidade de Informática;
7 - Retirada da Carteira, somente para o solicitante, presencial.

O prazo de entrega da carteira será cinco dias úteis depois da entrega do requerimento e foto digital.

Em caso de dúvida entrar em contato com a Unidade de Informática/DGPC.

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